By (Ana) Lou de Olivier publicando hoje a verdade de amanhã
 Lou de Olivier - Psicopedagoga, Psicoterapeuta, Especialista em Medicina Comportamental, Bacharel em Artes Cênicas e Artes Visuais. Precursora da Multiterapia e Criadora do Método Terapia do Equilíbrio Total/Universal.
Detectora do Distúrbio da Dislexia Adquirida/ Acquired Dyslexia.
É também Dramaturga e Escritora (vários gêneros).  
   Casa      Multiterapia

Multiterapia/Multiterapeuta, definições:

Multiterapia é uma junção de terapias voltadas ao melhor tratamento de distúrbios e disfunções. A Multiterapia é versátil, engloba áreas de Psicopedagogia, Medicina Comportamental, Neuropsicologia e técnicas de Psicanálise, Arteterapia, Musicoterapia, Biodança, Artes diversas entre outras áreas que, adaptadas conjuntamente a cada caso, tornam o tratamento (artesanal) mais rápido, eficiente e pratico.

Multiterapeuta é um profissional treinado e atuante nestas diversas áreas da Terapia, apto a mesclar as técnicas de acordo com as necessidades de cada paciente. É único, totalmente capacitado e não uma equipe Multidisciplinar atuando junta. Pode-se ter uma equipe porém não com cada indivíduo cobrindo uma área numa junção desengonçada de atuações e sim uma equipe de  profissionais de diversas áreas todos coordenados por um Multiterapeuta apto a orientar esta equipe.
 
O Multiterapeuta não é so treinado em diversas áreas mas desenvolve extrema sensibilidade para detectar os distúrbios e tratá-los de acordo com as necessidades individuais de cada paciente/cliente.

OBSERVACAO IMPORTANTE:
Os termos "Multiterapia" e "Multiterapeuta" foram criados por Lou de Olivier, para designar seu trabalho, o qual, por seu ineditismo e pioneirismo, não se encaixa em nenhuma das obsoletas definições utilizadas na atualidade.

Saiba mais, contate-nos aqui

Diferença entre Multiterapia e Multidisciplinar:
By Lou de Olivier



No Brasil e em alguns países de idioma português/espanhol, tem sido criadas clinicas e/ou anunciadas técnicas de “multiterapia” (multiplasterapias) que nada tem em comum com o meu método de Multiterapia/Multiplas Terapias e nem se vinculam a mim, por isso, divulgo este comunicado para orientar o publico.

Como já foi amplamente abordado, a Multiterapia que criei engloba varias técnicas que vão desde Psicanálise Clinica até Arteterapia, adaptadas a cada paciente de forma única, ou seja, o tratamento é moldado de tal forma que cada paciente passa por um tratamento independente do distúrbio/disfunção ser igual ao de outro paciente. Isso exige muito estudo, pesquisa e também sensibilidade por parte do profissional que aplica a Multiterapia. Desenvolvi este método estudando muito diversas áreas e, principalmente, usando-me como cobaia já que sofri acidentes gravíssimos, desenganada pelos médicos que me atenderam, criei a terapia que gostaria de ter quando precisei e não tive...
 
Enquanto não consigo a regulamentação de minha técnica (e isso vai ocorrer, nem que eu tenha que sair do Brasil e implantar minha técnica em outro pais que me reconheça e valorize como pesquisadora e inovadora profissional) a única habilitada a implantar e aplicar este método sou eu e alguns poucos profissionais que eu treinei.


O que freqüentemente acontece em clinicas que se intitulam de “Multiterapia” ou “Múltiplas Terapias” na verdade, é “multidisciplinar”, é uma junção de profissionais unidos para um mesmo tratamento. Então fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta e outros profissionais trabalham numa mesma clinica e podem atender simultaneamente um mesmo paciente. Este tipo de tratamento até funciona mas depende de uma total integração entre os profissionais para aplicarem técnicas compatíveis e não divergentes e significam também muitas sessões para o paciente, já que cada profissional atende individualmente em suas sessões. A tentativa de juntar mais de dois profissionais numa mesma sessão seria improdutiva e inviável em todos os aspectos.  Por isso, tratamento multidisciplinar implica em muitas sessões com vários profissionais. Isso é MULTIDISCIPLINAR.

MULTITERAPIA é UMA TECNICA que ENGLOBA DIVERSAS ÁREAS E TÉCNICAS e justamente por isso é mais eficaz, rápida e completa que qualquer outra técnica terapêutica atual. MULTITERAPEUTA  é UM ÚNICO PROFISSIONAL extremamente habilitado em diversas áreas terapêuticas e artísticas e apto a aplicar os diversos recursos da Multiterapia e adaptar cada tratamento a cada paciente de forma artesanal, única e englobada. Em casos muito graves, que exigem uso de medicação, o Multiterapeuta pode e deve trabalhar em conjunto com um Neurologista e/ou Psiquiatra, em alguns casos pode-se incluir tratamento com Fisioterapeuta ou  Psicomotricista. Porém estes últimos só devem ser necessários em casos de acidentes ou limitações que comprometem movimentos físicos e necessitam de exercícios físicos de reabilitação.

Já uma simples clinica Multidiscilinar deve oferecer tratamentos com Psicopedagogo, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta e, entre outros, acompanhamento com pedagogo.  Cada um desses profissionais deve atender em uma sessão individual e, por isso, o tratamento além de muito mais longo, depende de compatibilidade entre profissionais e suas técnicas em conjunto. O pais (e o mundo) é livre e cada terapeuta tem direito a abrir e atuar em sua clinica. O que é inaceitável  é abrir uma clinica Multidisciplinar  e anunciá-la como Multiterapêutica, ai é crime e é direito do consumidor reclamar e recusar-se ao tratamento equivocado

Saiba mais, contate-nos aqui

A Multiterapeuta Lou de Olivier pesquisa, publica artigos e livros (e  trata) Distúrbios de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Hiperlexia, etc), Distúrbios de comportamento (TOC/Tourette, toxicomania, etc), Distúrbios familiares (violência domestica, terapias de casais, etc). É especializada em distúrbios causados por anoxia perinatal/hipoxia neonatal e por dependência química. Lou de Olivier - Psicopedagoga, Psicoterapeuta, Especialista em Medicina Comportamental, Precursora da Multiterapia e Criadora do Método Terapia do Equilíbrio Total/Universal. É também Dramaturga e Escritora (vários gêneros). Autora de quinze textos teatrais e nove livros didáticos.

COMENTÁRIO IMPORTANTE
DE LOU DE OLIVIER:
Não sou contra o Multidisciplinar, sou contra usar-se o tratamento Multidisciplinar sem necessidade pois há muito tempo já sabemos que alguns distúrbios se tratam com medicamentos outros com uma ou duas técnicas apenas e, em casos que necessitam de intervenções diversas, a Multiterapia que eu criei trata de forma eficaz e bem mais acessível financeiramente, portanto, antes de se indicar (ou procurar) tratamento multidisciplinar, deve-se considerar tudo isso.